Pontos Optimus

  • O que é?

    Os Pontos Optimus são um programa exclusivo para Clientes Optimus, que dá acesso a uma seleção dos melhores telemóveis, pens e outros serviços Optimus com descontos especiais.

    Como aderir?

    Para aderir e começar a acumular Pontos Optimus e a usufruir das ofertas exclusivas, basta completar os seus dados na área de Gestão de Conta.

    Se é cliente com pagamento por fatura (pós-pago), a adesão ao programa de Pontos Optimus é automática, podendo começar a usufruir de imediato de todas as vantagens que este programa oferece.

    Não tem pontos suficientes?

    Se já aderiu aos Pontos Optimus e não tem Pontos suficientes para a troca que pretende, pode comprar os que lhe faltarem por apenas €0,271 por cada ponto.

  • Trocar Pontos

    Tem três alternativas para trocar os seus pontos por telemóveis:

     Online,  seguindo as instruções que lhe são dados no ato da compra através do site.
     
     
     
     
    Numa das lojas Optimus com o serviço de troca de pontos disponível.
     
     
     
     
    Ligando para a linha de apoio ao Cliente: 1693.
     
     
     
     
  • Condições Gerais

    1. São considerados automaticamente membros dos Pontos Optimus todos os Clientes com Planos Tarifários compatíveis (verificar condições particulares do seu plano tarifário) que tenham fornecido os seus dados pessoais à Optimus.
    2. Os pontos serão atribuídos na proporção de um ponto por cada euro pago, considerando-se para este efeito o valor pago em cada fatura mensal, para Clientes com Planos Tarifários pós-pagos, e o valor dos carregamentos efetuados para os Clientes com Planos Tarifários pré-pagos, excluindo-se, para estes últimos e para efeitos de atribuição de número de pontos, o valor dos pagamentos adicionais e a atribuição de bónus em chamadas.
    3. O direito do Cliente à atribuição de pontos, ocorrerá a partir da data da receção e aceitação pela Optimus dos dados pessoais indicados pelo Cliente.
    4. Os pontos Optimus adquiridos ao abrigo do presente Programa, só podem ser utilizados pelos Clientes cujos cartões estejam ativos e que, no caso de troca de pontos por telemóvel, não estejam vinculados a cumprir um período de permanência obrigatório.
    5. Qualquer incumprimento na execução do contrato de prestação de serviço telefónico móvel, nomeadamente o não cumprimento da obrigação de pagamento de faturas vencidas, impossibilita a troca de pontos.
    6. A troca de pontos por telemóvel apenas será possível para Clientes que tenham efetuado última troca de equipamento há mais de 24 meses, para cada cartão ativo na conta Optimus do Cliente, à razão de um telemóvel por cartão ativo nessa mesma conta.
    7. Os pontos têm a validade de três anos, a contar da data da sua atribuição.
    8. Os preços mencionados incluem IVA à taxa legal em vigor, salvo indicação expressa em contrário.
    9. A troca de pontos por telemóvel ou outro equipamento (exceto acessórios), implica a obrigatoriedade de permanência na rede Optimus e no Plano Tarifário em que o Cliente se encontra no momento da troca aceite pela Optimus, pelo período mínimo de 24 meses.
    10. Para os efeitos previstos na cláusula 11. das Condições Gerais, o Contrato ficará sujeito a um prazo mínimo de duração de 24 meses, renovando-se automaticamente por períodos de 1 mês, salvo denúncia por escrito com pelo menos 15 dias de antecedência.
    11. No caso de o Cliente não cumprir pontualmente o Contrato, a OPTIMUS poderá - mediante simples comunicação escrita, efetuada com uma antecedência mínima de 10 dias, indicando o motivo da suspensão e os meios ao dispor do Cliente para evitar a mesma e, bem assim, para a retoma do Serviço - suspender a prestação dos Serviços e exigir o pagamento do valor calculado nos termos indicados no DL 56/2010, de 1 de Junho, a título de indemnização pelo incumprimento. O disposto não obsta, no entanto, a que a OPTIMUS possa exigir uma indemnização pelo dano excedente.
    12. A prestação de serviços será reativada e a exigência do pagamento do valor indicado no número anterior ficará sem efeito se o Cliente efetuar os pagamentos dos montantes inicialmente em atraso no prazo de 10 dias após a data de envio da notificação prevista no mesmo número.
    13. Não sendo realizado o pagamento das quantias inicialmente em atraso no prazo estabelecido no número anterior, a mora converter-se-á em incumprimento definitivo e o Contrato extinguir-se-á automaticamente, mediante notificação de rescisão efetuada pela OPTIMUS com uma antecedência mínima de 8 dias, sem prejuízo do direito da OPTIMUS às quantias mencionadas no número 11. acima.
    14. A extinção do Contrato não terá efeitos retroativos, pelo que o disposto nos números anteriores não prejudica o direito da OPTIMUS ao pagamento das quantias devidas pela prestação dos serviços até ao momento dessa extinção, nem os direitos do Cliente sobre o equipamento cedido. No caso de o pagamento não ser efetuado dentro do respetivo prazo fixado, aos montantes calculados nos termos indicados na presente cláusula acresce o valor de € 5 a título de despesas administrativas por cada fatura não paga dentro do correspondente prazo.
    15. O Cliente poderá obter informações atualizadas quanto ao período de permanência decorrido e ao valor a pagar em caso de rescisão antecipada do contrato através do número de Apoio ao Cliente - 1693.
    16. O Cliente poderá solicitar o desbloqueio do telemóvel adquirido via troca de pontos, o qual será efetuado mediante o pagamento do valor calculado nos termos indicados no número 11. da presente cláusula, caso em que não é devido qualquer outro valor, quer pelo desbloqueio quer pela rescisão antecipada do contrato.
    17. Os telemóveis estão ligados exclusivamente à rede Optimus.
    18. Os produtos adquiridos têm garantia de 2 anos, salvo indicação expressa em contrário. Para beneficiar dessa garantia, o Cliente deverá conservar a fatura como prova de compra.
    19. É permitida a compra de pontos pelo valor unitário de €0,271; como forma de completar os pontos suficientes para adquirir o produto desejado, desde que o Cliente disponha do número mínimo de pontos definidos a cada momento pela Optimus e preencha os demais termos e condições das presentes Condições Gerais.
    20. É permitido efetuar uma troca de pontos por acessório ou outro equipamento (exceto telemóvel), salvo rutura de stock, de 6 em 6 meses, por cada cartão ativo na conta de Cliente.
    21. Só serão aceites encomendas cujas entregas sejam pedidas para o território nacional, incluindo os Arquipélagos dos Açores e Madeira
    22. A encomenda será enviada via CTT, mediante o pagamento pelo Cliente das despesas de transporte no valor de € 5,00, sendo entregue entre 3 a 5 dias úteis a contar da data da encomenda, salvo em situações de rutura de stock. A entrega será efetuada na morada indicada pelo Cliente, apenas em dias úteis e no horário compreendido entre as 9h00 e as 18h00.
    23. Caso o Cliente não se encontre na morada de entrega indicada, a encomenda ficará na estação dos CTT da respetiva área durante três dias úteis, após os quais será devolvida à Optimus. Neste caso, a Optimus considerará a encomenda cancelada.
    24. No caso da encomenda e da troca de pontos ser efetuada através de técnicas de venda à distância e sendo o Cliente uma pessoa singular que atue com fins que não pertençam ao âmbito da sua atividade profissional, o Cliente poderá exercer o direito legal de livre resolução contratual no prazo máximo de 14 dias a contar da data da receção da encomenda, através de carta registada com aviso de receção, expedida para a seguinte morada: Optimus - Serviços de Comunicações, S.A., Apartado 52121, 1721 - 501 Lisboa.
    25. Em caso do exercício do direito de resolução, previsto no número anterior o Cliente dispõe de um prazo de 30 dias, a contar da receção da encomenda, para devolver à Optimus o(s) produto(s) adquirido(s), com as respetivas embalagens e a fatura, para a seguinte morada: Remessa Livre nº 7525, EC Alfragide, 2610-999 Alfragide (deve para o efeito solicitar na Estação dos Correios o impresso dos CTT com a referência 210 984, ficando com o comprovativo do envio). Caso pretenda esclarecimentos adicionais sobre o processo de devolução da encomenda, pode contactar a Linha de Apoio ao Cliente via 1693.
    26. Após a receção da encomenda, nas condições referidas no número anterior, a Optimus restituirá ao Cliente os pontos correspondentes ao(s) respetivo(s) produto(s) e reembolsará o Cliente do valor indicado na factura de venda, salvo o disposto no número seguinte.
    27. A Optimus reserva-se o direito de não aceitar o produto devolvido se este não for restituído nas devidas condições de utilização. Entende-se como tal que o produto deverá ser devolvido nas mesmas condições em que lhe foi enviado, nomeadamente sem sinais de ter sido aberto, usado ou danificado, casos em que a Optimus restituirá o produto ao Cliente.
    28. Nos casos em que o direito de resolução seja exercido ilegitimamente, a Optimus comunicará tal facto ao Cliente devolvendo-lhe o produto através dos CTT. O não recebimento do produto ou o seu não levantamento na Estação dos Correios ou o seu reenvio à Optimus será considerado abandono do produto por parte do Cliente, nos termos e para os efeitos do art. 1318º do Código Civil, podendo a Optimus adquiri-lo por ocupação, sem qualquer formalidade e, consequentemente, utilizá-lo, aliená-lo ou destruí-lo, sem incorrer em qualquer tipo de responsabilidade ou outra obrigação perante o Cliente.
    29. A informação disponível em catálogos ou folhetos sobre os produtos disponíveis e as condições de troca por pontos poderá ser alterada ou não estar atualizada, pelo que deverá ser confirmada pelo Cliente no momento da encomenda, em www.optimus.pt.
    30. A Optimus reserva-se o direito de alterar as presentes condições em qualquer momento. A versão atualizada e em vigor das condições poderá ser consultada em qualquer momento na Internet, no endereço www.optimus.pt.
Data de publicação: 21 de junho de 2013
Data de atualização: 21 de junho de 2013