Pagamentos e Carregamentos

Pagamentos e carregamentos

 

Pagamentos por Débito Direto

O método de pagamento mais cómodo e seguro para pagar as suas faturas.

  • Sobre o débito direto

    Com o Débito Direto não precisa de se preocupar com prazos de pagamento, nem de sair de casa para pagar as suas faturas. O valor da fatura é debitado na sua conta bancária no dia da data limite de pagamento. Recebe sempre a sua fatura antecipadamente para que possa conferir o valor. A adesão ao débito direto é fácil e gratuita.

    Pode obter os códigos para ativar o débito direto de duas formas:

    Na sua área de gestão de conta

    Depois de efetuar o login, escolha a conta na qual pretende ativar o débito direto, de seguida selecione a opção de débito direto no menu Faturas e Pagamentos.

    Consultar códigos ou ativar diretamente na sua área de Gestão de Conta.

    Na sua fatura (final da primeira página):

    mb
  • Como ativar

    Pode ativar o Débito Direto de quatro formas:

    Na área de gestão de conta

    Depois de efetuar o login, escolha a conta na qual pretende ativar o débito direto, de seguida selecione a opção débito direto no menu Faturas e Pagamentos.

    No seu Homebanking

    Caso o seu Banco disponibilize este tipo de operações no sistema de homebanking. Consulte a Lista de bancos aderentes aqui.

    No seu banco

    Caso o seu banco disponibilize este tipo de operações no sistema de homebanking. Consulte a Lista de bancos aderentes aqui.
    Dirija-se a um balcão do seu banco e solicite a adesão ao débito direto.

    No Multibanco

    Para ativar o pagamento por débito direto em conta deve dirigir-se a um caixa Multibanco e seguir os passos que lhe são indicados:

    1. Num caixa multibanco escolha a opção “Débitos diretos” no menu principal.
    2. Selecione a opção “Nova autorização débito direto”. Se ainda não tem nenhum débito direto ativo, transitará diretamente para o ecrã seguinte.
    3. Insira os códigos: “Entidade Credora” e "Número da Autorização”.
    4. Consulte estes dados no final da 1ª página da sua fatura.
    5. Confirme a autorização do débito direto. 
    6. Se selecionar a opção “confirma sem limites”, termina a operação.
    7. Se selecionar a opção “autoriza  com limites”, deverá indicar o limite pretendido.
    8. Indique o montante máximo que autoriza que debitem da sua conta e a data de limite (ano e mês) até à qual autoriza o seu banco a proceder ao pagamento. Após a confirmação da “Autorização de Débito Direto”, será emitido um talão.

    Alterar a conta bancária

    Para alterar a conta bancária deve seguir os mesmos passos indicados anteriormente na ativação "No Multibanco". Ao criar uma nova “Autorização de débito direto” a antiga autorização será substituída pela nova (a “Entidade credora” será a mesma, o número de autorização será novo).

    Alterar limites do débito direto

    1. Dirija-se a um caixa Multibanco e escolha a opção “Débitos Diretos” no menu principal.
    2. Selecione a conta para a qual pretende alterar os limites do débito direto.
    3. Indique o novo montante máximo que autoriza que debitem da sua conta e a nova data limite (ano e mês) até à qual autoriza o seu banco a proceder ao pagamento.
    4. Confirme os novos limites. Após a confirmação da “Autorização de Débito Direto” será emitido um talão.

    Cancelar débito direto

    Sempre que pretenda poderá cancelar o débito direto bastando selecionar a opção “Cancelamento Autorização de Débito em Conta", indicando qual a Entidade que pretende cancelar. Se detetar que o valor pago na fatura está incorreto, tem 30 dias para anular junto do seu banco a transferência, sendo-lhe devolvido o valor na totalidade.

Outros modos de pagar e carregar

  • Multibanco

    Pode fazer os pagamentos das suas faturas e efetuar carregamentos através do Multibanco.

    Pagamentos

    Para efetuar o pagamento das suas faturas Optimus através deste modo de pagamento, dirija-se a um caixa Multibanco e siga os passos indicados em baixo. O pagamento efetuado por esta via poderá levar até 24 horas para que esteja refletido na sua conta corrente.

    1. Dirija-se a um caixa Multibanco e escolha a opção “Pagamentos e outros serviços”.
    2. Escolha a opção “Pagamentos de Serviços/Compras”.
    3. Solicite talão como comprovativo de pagamento.  
    4. Insira os códigos de “Entidade Credora”, “Referência” e por fim o montante. Os dados pedidos podem ser consultados na sua área de Gestão de Conta, opção "Consultar Faturas" no menu de "Faturas e Pagamentos" ou na sua fatura (no final da 1ª página).

    Carregamentos

    Para efetuar carregamentos, dirija-se a um multibanco e selecione a opção de “Pagamentos e Outros Serviços”. Depois, selecione a opção “Telemóveis”, seguida de "Optimus". Escolha o tipo de produto que pretende carregar e introduza o número Optimus respetivo.

    2ª via de fatura emitida pelo Multibanco

    A 2ª via da fatura/recibo de um carregamento ou pagamento está disponível em qualquer Caixa Automática da Rede Multibanco no prazo aproximado de 60 dias, após a realização da operação. Para obter a 2ª Via de Fatura/talão emitido pelo MB, deve utilizar o cartão MB com o qual realizou o pagamento/carregamento.
    Selecione a opção Consultas » Consultas de Operações do cartão MB » Escolher 2ª via de talão » Escolher o dia e mês da operação » Selecionar a operação para a qual pretende a 2ªvia. É emitido um talão ou fatura com o formato idêntico ao do original, diferindo apenas do original pelo facto de ter impressa a informação de “2ª via de talão”.

  • Homebanking

    Pode fazer os pagamentos das suas faturas e efetuar carregamentos através da internet, desde que esteja registado no site do seu Banco.

    Pagamentos de faturas

    Para pagamentos das faturas Optimus, selecione a opção de ‘Pagamentos » Serviços ou Telecomunicações’ e insira os códigos de Entidade e Referência, que pode consultar na sua área de Gestão de Conta ou na sua Fatura.

    Carregamentos

    Para carregamentos de serviços Optimus, selecione a opção de "Pagamentos", seguida de "Telemóveis". Escolha o operador "Optimus" e identifique o tipo de produto que pretende carregar. Na Referência coloque número Optimus que pretende carregar.

    Nota: Os menus podem variar entre os sites dos diferentes bancos.

  • Mb Phone

    Com o serviço MB Phone da Optimus pode realizar várias das operações disponíveis no Multibanco, sempre que quiser, a partir do seu telemóvel. O serviço MB Phone tem o preço semanal de €0,54 no qual estão incluídas 20 operações. Na primeira semana, as 20 operações são gratuitas.

  • Lojas Optimus

    Pode fazer os pagamentos das suas faturas e efetuar carregamentos nas lojas Optimus. Confirme previamente se a loja tem disponível a forma de pagamento que pretende utilizar.

    Procurar lojas Optimus
  • Payshops

    O serviço Payshop  permite-lhe pagar as suas contas de forma segura e gratuita em estabelecimentos comerciais com o sistema instalado.

     Pagamentos de faturas: 

    Dirija-se a um Agente PayShop (supermercados, lojas de conveniência, estações de serviço, tabacarias, papelarias, quiosques e cafés) com a sua fatura Optimus, efetue o pagamento e guarde o recibo comprovativo.
    O pagamento efetuado por esta via poderá demorar até 24 horas, para que esteja refletido na sua conta Optimus.

      Carregamentos: 

     Pode também efetuar carregamentos tendo este serviço um custo de 0,35€.

    pagamentos via payshop

    O pagamento efetuado por esta via poderá demorar até 24 horas, para que esteja refletido na sua conta corrente.

  • Balcões CTT, vale postal e cheque

    Balcões dos CTT

    Nos balcões dos CTT, poderá efetuar o pagamento das suas faturas , de 2 modos:

    Leitura Ótica
    Leve a sua fatura Optimus. O pagamento é feito mediante a leitura da linha ótica que consta na parte inferior da fatura. O destacável é válido como prova de pagamento. O pagamento efetuado por esta via poderá levar até 72 horas, para que esteja refletido na sua conta corrente.

    Vale postal
    Nos balcões do CTT, solicite um Vale Postal. Preencha o campo remetente com a sua morada e o campo destinatário com a morada da Optimus:

    Optimus - Comunicações, S.A.
    Apartado 52030
    Campo Grande
    1721-501 Lisboa

    No verso do Vale Postal deverá colocar o seu número de conta Optimus e da(s) fatura(s) que pretende liquidar.

    Cheque

    Pode fazer o pagamento das faturas Optimus através de cheque cruzado emitido à ordem de Optimus - Comunicações, S.A.  Enviar o cheque de pagamento, para a seguinte morada:

    Optimus - Comunicações, S.A.
    Apartado 52030
    Campo Grande
    1721-501 Lisboa

    Escreva no verso do cheque o número da sua Conta Optimus e a(s) fatura(s) que pretende liquidar. Verifique o número da sua conta Optimus no topo da 1ª página da sua fatura.

Data de publicação: 10 de janeiro de 2013
Data de atualização: 10 de janeiro de 2013